top of page
Foto do escritorDifusora FM

Mulheres lideram mais lares brasileiros do que nunca!


Pela primeira vez, os dados do Censo 2022 revelam que mais mulheres ocupam posições de comando nas casas brasileiras do que como esposas dos responsáveis. As novas informações, divulgadas nesta sexta-feira (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), destacam uma mudança significativa na dinâmica familiar.


📈 Entre as mulheres, 34,1% são agora as responsáveis pelo lar, enquanto 25% são classificadas como cônjuges ou companheiras. Essa tendência é uma inversão em relação ao Censo de 2010, que mostrava 22,9% das mulheres como responsáveis e 29,7% como cônjuges. Com isso, a proporção de lares liderados por mulheres cresceu, atingindo quase a paridade com os lares comandados por homens. Em 2010, 39% dos lares tinham mulheres no comando; agora, esse número subiu para 49%. Os homens, que antes lideravam 61% dos lares, agora estão à frente em 51%.


A análise do IBGE também revela que, em 10 estados, sendo 8 deles do Nordeste, as mulheres são responsáveis por mais da metade das residências. “Os dados mostram que a maior parte dessas unidades da federação está concentrada na Região Nordeste do país. Por outro lado, os menores percentuais são encontrados em Rondônia, com 44,3%, e em Santa Catarina, com 44,6%”, afirma a analista do IBGE, Luciene Longo.


Essas estatísticas refletem uma transformação significativa no papel das mulheres na sociedade brasileira, indicando um empoderamento crescente e uma nova configuração nas famílias do país.


Foto: Freepik/Reprodução

Fonte: Difusora com informações do G1

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page